A lousa tem desempenhado um papel fundamental no aprendizado das crianças ao longo de décadas, oferecendo uma plataforma interativa e tangível para facilitar a comunicação e a compreensão. Embora a tecnologia moderna tenha introduzido métodos de ensino mais avançados, as lousas tradicionais ainda têm um valor essencial quando se trata de auxiliar no aprendizado das crianças.
A lousinha veio como uma proposta mais prática e mais acessível para pais, educadores e principalmente para as crianças. O seu tamanho reduzido garante um transporte mais facilitado, podendo ser usada em casa, no quintal, em um parque e em qualquer outro espaço propício para conduzir atividades para as crianças.
Uma das vantagens mais notáveis da lousinha é a sua simplicidade. A natureza física do ato de escrever ou desenhar com giz pode envolver as crianças em um nível mais profundo, ajudando a reforçar o conteúdo de maneira mais eficaz. Ao ver as informações se desenvolvendo diante de seus olhos, as crianças podem absorver e compreender conceitos de forma mais completa.
Isso também incentiva a participação ativa, já que as crianças podem ser convidadas a resolver problemas no quadro, explicar ideias ou realizar cálculos. Isso cria um ambiente colaborativo que encoraja o pensamento crítico e a troca de ideias. Além disso, o uso da lousa permite que educadores adaptem sua abordagem de ensino com facilidade. Professores, por exemplo, podem usar cores diferentes para enfatizar pontos importantes e destacar categorias.
Existem vários tipos de lousinha disponíveis, cada uma com suas características específicas. No entanto existem dois modelos mais comuns e que são frequentemente indicados para o uso das crianças:
Lousinha de giz: A lousinha de giz tradicional possui uma superfície plana feita geralmente em ardósia (material resistente e 100%atóxico), usada para escrever ou desenhar com giz. A lousinha de giz é mais acessível se comparada com tecnologias mais modernas, como lousas brancas, feitas em vidro e até mesmo modelos digitais. Existem algumas lousas para giz com acabamento imantado que permite aplicar ímãs com letras, formas e outros desenhos que irão auxiliar na aprendizagem do conteúdo apresentado.
Lousinha branca: Também conhecida como quadro branco, esse modelo de lousinha utiliza canetas de marcador de quadro branco em vez de giz. É fácil de apagar e oferece uma superfície mais limpa em comparação ao modelo anterior. A lousinha branca também está disponível no modelo magnético, permitindo a fixação de ímãs. Inclusive, a lousinha branca é mais fácil de limpar. Os marcadores de quadro branco produzem uma tinta que pode ser facilmente apagada com um apagador ou pano úmido, eliminando a poeira e a sujeira associadas ao uso de giz.
Cada tipo de lousa tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha depende das necessidades específicas do ambiente em que será utilizada.
A Brinquedos Educativos Trenzinho foi fundada em 1970, com o intuito de criar brinquedos lúdicos que buscam incentivar a criatividade e as habilidades das crianças.
Com a crescente procura e uso de brinquedos e equipamentos de apelo imediato, observamos que as crianças (principalmente o público entre 0 e 6 anos) tem se mostrado cada vez menos interessado por brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas. Além disso, as crianças estão cada vez mais limitadas a brincadeiras dentro de casa e de menor contato com a natureza.
E foi pensando em mudar esta condição que a Brinquedos Educativos Trenzinho começou a se consolidar no mercado, com o apoio de pais e educadores que aprovam o nosso excelente trabalho e comprometimento com o futuro de nossos pequenos.
Se você, assim como nosso grupo, se preocupa com o desenvolvimento e crescimento saudável desta próxima geração, entre em contato conosco e conheça nossa linha completa de brinquedos.